Vamos tomar um café?

Já ouvi essa pergunta algumas vezes, geralmente acompanhada por uma boa conversa ou uma proposta. A proposta pode ser um projeto de aplicativo web ou até mesmo um emprego. Mas o que importa aqui não é bem o café e sim o bom bate-papo que a pessoa está te convidando.

Vários copos da starbucks virados de ponta cabeça
Copos da starbucks por Michael Granados

Como eu gosto bastante de desta bebida achei prudente deixar algumas dicas de como preparar um bom café. Assim quando você for chamado ou chamar alguém para compartilhar essa deliciosa bebida, você pode falar sobre este assunto tão rico com mais propriedade.

A água

Muita gente não dá importância mas essa bebida é composta de 99% de água, então uma atenção maior deve ser dada a este elemento. Portanto, uma água limpa e fresca é essencial para preparar um bom café, assim não corremos o risco de alterar o sabor da bebida. Se for possível, utilize água mineral.

Um detalhe para deixar o café com um melhor sabor é recomendado que a água esteja quase fervendo, ou seja, ela deve estar quase em ponto de ebulição. Acontece que se deixar esquentar demais ela pode acabar queimando o café, deixando um gosto desagradável.

Quantidade

A quantidade de café utilizada deve ser de uma colher de sopa rasa, aproximadamente 7mg, para cada xícara de água, mais ou menos 100ml. Desta forma você poderá degustar uma bebida suave. Se você quiser experimentar uma bebida mais forte, adicione um pouco mais de café. Claro que esta é uma regra geral, com o tempo utilize o paladar para chegar a uma quantidade exata.

Cafe Renee Coffee, por Mr. TinDC Fo

Você sabia que o filtro pode afetar o sabor do café? Pois é. Por isso é recomendável que você umedeça o filtro antes de colocar o café moído.

Se você está utilizando um café moído na hora, a quantidade moída deve ser a quantidade que deverá ser utilizada. Nada de utilizar a sobra para outro café. Quanto mais fresco mais rico ficará o aroma e o sabor.

Outra curiosidade é que o café moído mais fino geralmente possui uma intensidade de sabor maior.

Saboreando

O café deve ser bebido imediatamente, assim não perdemos o sabor e o aroma do mesmo. Se deixamos passar tempo demais suas propriedades se perdem, isso sem falar do aroma. O ideal é que a quantidade feita deva ser a quantidade a ser consumida, mas se precisar mantê-lo por um tempo, o recomendado é que seja guardado em uma garrafa termica.

Além do café puro

Existem várias formas de tomar o seu café. Podemos citar o bom e velho café de coador, feito por uma bela senhora na padaria. Existe o famoso pingado ou meia que é o café com um pouco de leite. Tem café expresso que é feito naquelas máquinas que empurram a água quente sobre o pó. Existe o carioca que é uma espécie de expresso mais suave. E existe ainda café frio/gelado, misturado com sabores.

Cafeteira Expresso Nespresso
Cafeteira Expresso Nespresso 19 BAR White Inissia (Cód.119196004)

Com uma vasta quantidade de tipos de café e várias formas de fazê-lo, pode ter certeza que um café não será igual ao outro. E com uma boa bebida e uma boa companhia, uma conversa sempre renderá ótimas histórias e boas risadas. Deleite-se e experimente uma boa xícara com seus amigos.

Pergunta

Qual café mais te agrada?
Não gosta de café?
Não tem problema, nem todos temos o mesmo paladar 😉

Leave a Reply

Leave a Reply +

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *